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Projeto executivo para pavimentação da Rodovia da Integração Mercosul é concluído e entregue ao Cimau | CIMAU - Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai | Rodeio Bonito/RS

Projeto executivo para pavimentação da Rodovia da Integração Mercosul é concluído e entregue ao Cimau

Projeto executivo para pavimentação da Rodovia da Integração Mercosul é concluído e entregue ao Cimau

Documento marca última etapa antes do início das obras e permitirá que lideranças busquem recursos para a pavimentação do trecho entre Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul.

O Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) recebeu nesta terça-feira, 14 de outubro, o projeto executivo da Rodovia da Integração Mercosul. Essa é a última etapa antes do início das obras de pavimentação do trecho, que fica entre Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul.

A entrega aconteceu na sede do Cimau, em Rodeio Bonito, e teve a presença do presidente do consórcio, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, e do secretário-executivo, Volmir Franchini Borges, além dos representantes da Centofante Engenahria, empresa que elaborou o projeto executivo.

Com a entrega do documento, as lideranças envolvidas na iniciativa poderão agora pleitear recursos para a execução da rodovia. O trecho da Rodovia da Integração Mercosul compreende 33,5 quilômetros da ERS-587, e é considerado estratégico para o desenvolvimento regional e para a ligação entre municípios do norte do Rio Grande do Sul e Oeste catarinense, além das áreas de fronteira com a Argentina. 
O presidente do Cimau, celebrou o avanço. “É uma obra que, na visão do consórcio e na visão dos prefeitos, é de fundamental importância para o desenvolvimento regional. Acima de tudo, deve diminuir distâncias para os serviços de saúde e de educação e traz melhorias e novas oportunidades para todas as regiões”, mencionou Ribeiro, que também é prefeito de Pinhal.
A estimativa é que sejam necessários cerca de R$ 90 milhões para a realização da obra.

Projeto foi custeado pelo Cimau
Elaborado ao longo de aproximadamente 120 dias, o projeto executivo foi custeado pelo Cimau. Ao lado das prefeituras de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul, o consórcio tem sido protagonista no pleito pela obra. Foi a partir do Cimau também que o Estudo de Viabilidade Técnica foi elaborado.

Agora, no projeto executivo, estão presentes todos os elementos técnicos, gráficos e descritivos necessários para a execução da obra. “Ele é o nível máximo de detalhamento do processo de projeto, sendo a base para a licitação e para o controle técnico da construção”, destacou o engenheiro Marcelo Sucolotti, integrante do escritório Centofante Engenharia. 

De acordo com ele, o traçado está completamente definido e, de modo geral, mantém o alinhamento da estrada atual, com ajustes pontuais para garantir maior segurança e durabilidade. A principal alteração ocorre nas proximidades do Rio da Várzea, onde ficava a antiga balsa, na comunidade da linha Jacinto, interior de Liberato Salzano, onde o trecho está sujeito a inundações. O novo projeto prevê um desvio em cota mais elevada, eliminando o ponto crítico e melhorando o escoamento das águas.